sábado, 13 de julho de 2013

DICA LITERÁRIA + SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Livro - Dia de Chuva
Dia de Chuva, Ana Maria Machado, ilustrações de Nelson Cruz, São Paulo, Moderna, 2002.
Esse livro é uma prova da fé que Ana Maria Machado sempre teve no poder da imaginação da criança. Observadora atenta do mundo infantil, Ana sabe que as crianças, desde muito cedo, constroem mundos incríveis no faz-de-conta. Um dia de chuva pode deixar muita gente entediada. Mas não aqueles que têm passagem livre para o incrível mundo do faz-de-conta. As almofadas do sofá se transformam em elefantes, camelos, carroças e caravanas. A mesa da sala vira caverna, os pés da cadeira são troncos de árvores, a cama ou rede é um navio em alto-mar, a vassoura é um cavalo, o pano-de-prato é uma capa mágica. Dia de Chuva é apenas um exemplo de como os pequenos percorrem o mundo todo enquanto gente grande acha que não vão a lugar nenhum. 


Antes da leitura detalhada do texto

Pergunte aos alunos se conhecem outros livros da autora. Ouça as respostas. Elas lhe darão alguma idéia do que já leram e se já associam autor e obra. Em seguida, chame a atenção para o título. Pergunte por que o livro se chama Dia de Chuva e, se tem esse título, qual deverá ser o assunto? Solicite que observecrianças? Que cenário elas vêem da janela? Elas estão sozinhas em casa? Estarão com medo ou entediadas? Peça para justificarem as respostas com base na ilustração. Peça que relatem algumas experiências (enchentes, brincadeiras diferentes, lanches especiais, como o bolinho de chuva) e sentimentos (medo, tédio, alegria, tristeza) que tiveram num dia de chuva. Continue provocando a expectativa: será uma dessas experiências o assunto da história? Abra o livro e mostre às crianças a capa e a 4ª capa. Peça que observem as imagens: o que vêem? O que fazem as crianças numa e noutra capa? As ilustrações se completam ou parecem ser dois 
momentos diferentes? Leia, então, o que está escrito na 4ª capa: “As crianças cansaram de ver a corrida das gotas na vidraça. Então viajaram com os amigos nas costas dos elefantes”. Que elefantes serão esses?

Durante a leitura extensiva do texto
Inicie a leitura com as crianças. O jogo do livro está entre o que os personagens estão fazendo de verdade, representado pelas imagens, e o que estão fazendo pela imaginação, representado pelo texto. A intenção é fazer o diálogo entre texto e ilustração. Vá associando texto e imagem, pedindo que interpretem as metáforas: costas dos elefantes, cabana na floresta, caravana de carroças, abismo, ponte perigosa, pedras, feras, navio mágico, piratas e jacarés, caverna dos ursos. Pergunte: na imaginação de Guido, Isadora e Henrique, que objetos da casa de Guido representam essas situações? Solicite que observem o quadro que está na parede na passagem “Atravessaram um abismo numa ponte perigosa”. Que relação existe entre a realidade (o quadro na parede) e o fato imaginário (as crianças atravessando um abismo numa ponte perigosa)? Peça aos alunos que digam por que as crianças deram muita risada quando a mãe do Henrique disse: “Que pena que eles não puderam ir a lugar nenhum por causa da chuva...” Saliente o jogo da imaginação e o confronto com a realidade. A frase “Então viajaram com os amigos nas costas dos elefantes” significa uma viagem de verdade? Pergunte: que frase marca o início da viagem imaginária? Que trecho marca o término dessa viagem? “Gente grande” é assim também, isto é, brinca de “faz de conta”? Em que cômodo da casa brincaram as crianças? Em que ilustração esse cômodo pode ser visto por inteiro? Nessa ilustração, de que perspectiva ele está sendo visto? 
Peça para as crianças observarem os detalhes da ilustração, então pergunte: que casa é esta? Como são as mães? O que fazem? O que se vê das janelas em diferentes momentos? Com a água da chuva, para onde vai o lixo que está jogado na calçada e o que se vê de uma das janelas? Como é o bairro?Continue o confronto texto e imagem. Leia para a classe apenas o texto, sem ilustração. Pergunte se faz sentido. Texto e ilustração se completam? É possível entender a história um sem o outro?

Depois da Leitura

Atividade 1
Objetivo: inferir que a ilustração é o real e o texto é a fantasia. Em dupla, construir uma tabela com duas colunas. Coluna I: Mundo da fantasia, e coluna II: Mundo da realidade. Preencher as colunas com uma lista. Se as crianças estão em fase de alfabetização, peça que usem a letra de imprensa maiúscula:

Mundo da fantasia                                                  Mundo da realidade
Costas dos elefantes                                                  As almofadas
Cabana na floresta                                                     Embaixo da mesa
Caravana de carroças                                                As cadeiras
Abismo                                                                     Espaço entre as poltronas
Ponte perigosa                                          A menina se segurando com os pés na mesinha e com as mãos o 
                                                              pé do amigo
Pedras                                                                      O sofá
Feras                                                                        O cachorro
Navio mágico                                                            A mesinha
Armas de defesa (?) – só imagem                              Vassoura e rodo
Piratas e jacarés                                                        Cachorro e almofadas
Caverna dos ursos                                                     Embaixo das poltronas/cachorro (urso)

Atividade 2
Objetivo: utilizar metáforas, jogando o “faz de conta”, resgatar a imaginação pelo jogo dramático: pegar um objeto e transformá-lo em outro. Em duplas, dramatizar um dia de chuva, como o do livro, no espaço da sala de aula. Proponha que as crianças façam a mesma brincadeira na sala de aula. Você saberá se a criança teve a compreensão do jogo da história. Cada dupla faz uma cena. 
As crianças terão que dramatizar, mas agora em outro espaço. São outros os objetos – o que esses objetos (cadeiras, mesas, carteiras, almofadas, bancos, giz, lápis pretos e coloridos, papéis, régua, vassoura, pá) podem representar? Dê para cada dupla uma cena. Durante a interpretação, a platéia deve descobrir que cena do livro a dupla está representando

Atividade 3
Objetivo: representar pela escrita o jogo do “faz de conta”, em novo espaço – a sala de aula. Em duplas, repetir a atividade 1, mas preenchendo as listas com os elementos da fantasia e da realidade do novo espaço, a sala de aula.

Atividade 4
Objetivo: representar pela escrita o jogo do “faz de conta”, em espaço escolhido pelo aluno: pátio da escola, cozinha, banheiro. Em duplas, peça para as crianças escreverem e ilustrarem Um Dia de Chuva, com a história situada em espaço escolhido por elas.

Atividade 5
Objetivo: utilizar metáforas no texto e ilustrações para a realidade, jogando o “faz de conta”. Em duplas, contar por escrito e por ilustrações um dia de férias, em espaço conhecido de outras histórias – Sítio do Picapau Amarelo, por exemplo.

Atividade 6
Objetivo: saber pesquisar. Pesquisar a imagem da família brasileira em obras da literatura infantil de diferentes épocas.

Atividade 7
Objetivo: usar informação de pesquisa para resolver um desafio. Desafio: de que época é o mobiliário da casa da história Dia de Chuva? Pesquisar imagens do mobiliário brasileiro de diferentes épocas.

Atividade 8
Objetivo: refletir sobre a preservação do meio ambiente. Peça para a classe dizer o que acontece 
com o lixo jogado nas calçadas quando cai uma chuva forte. Solicite que os alunos façam uma 
representação do caminho percorrido por esse lixo e suas conseqüências para a cidade.

*fonte: http://www.fvc.org.br/pdf/letras-oficina-2.pdf (Orientações Didáticas para obras de Literatura Infantil, de Heloísa Cerri Ramos)

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