quarta-feira, 7 de julho de 2010

ATIVIDADE COM CALCULADORA


CÁLCULOS COM CALCULADORA



Objetivos * Interpretar dados numéricos apresentados em textos de propaganda.
* Ampliar o repertório de cálculo mental exato e aproximado, fazendo previsões do que pode ser comprado com a quantia que se tem disponível.
* Utilizar a calculadora como instrumento de organização de idéias e cálculos matemáticos.




Planejamento* Quando realizar? Ao longo do semestre.
* Como organizar os alunos? Em duplas.
* Quais os materiais necessários? Calculadora, folhetos de supermercado, jornais ou revistas para consulta de preços de alimentos.






Qual a duração? Cerca de 40 minutos.




Encaminhamento
* Entregue às duplas os folhetos de supermercado, jornais ou revistas para que possam pesquisar e analisar o preço de alimentos.
* Circule pela sala e observe os procedimentos que os alunos utilizam para calcular exatamente o valor que têm disponível para gastar na compra de produtos.
Essas observações serão importantes para que você faça perguntas adequadas no momento da apresentação e da discussão de estratégias utilizadas para fazer os cálculos de tal forma a não ultrapassar a quantia disponível para fazer a compra.
* Algumas perguntas poderão orientar e enriquecer essa análise. Veja alguns exemplos:

- Se a caixa de quibe custa 3,79 reais, é possível comprar 10 caixas com o dinheiro que se tem disponível para gastar? Se Paula resolver gastar os 30 reais comprando somente um produto, que produto seria esse? Com a metade dos 30 reais é possível comprar 2 potes de sorvete?
* Peça aos alunos que organizem os registros que eles considerarem mais interessantes e os deixem num local em que possam ser facilmente consultados.


O importante é...... que os alunos estimem os valores, desenvolvendo capacidades de prever resultados, de fazer arredondamento dos valores, de cálculos aproximados e exatos; que façam previsões dos gastos e verifiquem se essas previsões foram ou não adequadas. Também, que comparem quantias, localizando-as em um intervalo ou relacionando-as a outros valores e, finalmente, que utilizem a calculadora como um instrumento de organização e de aferição imediata dos cálculos feitos.


O que mais fazer?
* Você pode pedir aos alunos que façam o arredondamento dos preços, antes de iniciar uma nova compra. Verifique com eles o que mudará na seleção dos produtos a serem comprados.
* Proponha ainda uma discussão com os alunos sobre os procedimentos que devem tomar quando o que pretendem comprar ultrapassa o valor de 30 reais: quando desistem de comprar determinada quantidade de um produto ou quando desistem de comprar o produto escolhido.
* Você pode utilizar outros tipos de produtos e aumentar o valor da compra.

Nenhum comentário: