terça-feira, 29 de julho de 2008

ATIVIDADE DE ESCRITA: AGENDA DE ANIVERSÁRIOS


OBJETIVOS:
* Ampliar o conhecimento sobre a escrita do próprio nome e dos nomes dos colegas;
* Participar da produção coletiva de um texto de relevância social: uma agenda com os dados dos colegas;
* Retomar a questão da ordem alfabética para organizar informações (no caso, os nomes dos colegas na agenda).

PLANEJAMENTO:
* Como organizar os alunos? Em duplas.
* Quais materiais serão necessários? Lista dos nomes da turma, lápis, borracha, cola, tesoura e modelo da página da agenda.
* Duração: cerca de 45 minutos ao longo de vários dias. Trata-se de uma produção em etapas.

ENCAMINHAMENTO:
* Antes de iniciar a produção da agenda, os alunos deverão coletar informações sobre a data de seu aniversário. É preciso também providenciar o suporte da produção, ou seja, as páginas da agenda. Faça cópias frente e verso para que o número de páginas da agenda não seja excessivo. A agenda deve ter uma capa, que poderá ser ilustrada pelos alunos.
* Ainda antes de começar a atividade, tenha em mãos exemplos de agenda para apreciar com os alunos, observando as informações que geralmente se podem registrar nelas (nome, endereço eletrônico - email, aniversário, etc...). Muitas agendas trazem ícones para sinalizar o local onde cada informação deve ser anotada. Analise esses ícones com os alunos. Assim eles terão maior referência sobre o que é uma agenda e como organizá-la.
* A produção será em etapas. A cada dia, um grupo de alunos deverá ditar seus dados para que você anote-os na lousa e a turma copie na agenda. Siga a ordem alfabética nessa produção e, durante a cópia, dê atenção especial aos alunos menos experientes com a escrita.

Fonte: Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Professor Alfabetizador (Secretaria da Educação do Estado de SP)





Nenhum comentário: